quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Alternativas à farinha

O que eu uso como alternativa à farinha para fazer bolos, bases de tarte, substituir pão ralado em receitas de carne e peixe, etc. - e que TENHO SEMPRE EM CASA!

1) Farinha de amêndoa sem pele

Pode-se comprar nas grandes superfícies, mas fica bem mais caro. Eu compro aqui:

Prodite Zeelandia, Lda


António Abreu
Prodite Zeelandia - Produtos Alimentares, Lda
Tel 227 736 000
Fax 224 805 413
antonio.abreu@prodite.pt
e-mail geral:prodite@prodite.pt

Só vendem em sacos de dez kilos, a cerca de 5€ o kilo. Fica bastante mais barato que comprar amêndoas ou mesmo a farinha de amêndoa numa loja (ou grande superfície). É um investimento necessário, já que no início da dieta, precisamos de todas as fontes de hidratos de carbono possíveis!

2) Coco Ralado Desidratado

É óptimo para bolos e para cozinhar outros pratos.

O coco é barato e rende bastante bem. Há pequenos sacos à venda em quase todos os supermercados. Alguns supermercados chineses na zona do Martim Moniz em Lisboa/Baixa também têm sacos de grande quantidade.

3) Farinha de Arroz*

Quem já faz a dieta há algum tempo e apresenta melhorias consideráveis: análises clínicas com valores normais (sem presença de inflamação), ausência de dor e outros sintomas da EA, pode tentar reintroduzir o arroz.

*Apesar do arroz ter uma percentagem elevada de amido, são muitos os doentes com Espondilite Anquilosante que o toleram. Eu não tenho a explicação para isso, só sei que eu posso comer arroz (sem abusar, claro).

Há quem use farinha de avelã... eu ainda não tive coragem.

1 comentário:

Sporting disse...

Parabéns pelo blogue, Susana. É de extrema utilidade para todos aqueles que estão a começar e, como é normal, carregados de dúvidas. Um abraço.